About ByM

bym_border

Marco ByM (o M é maiúsculo) se entende por Nerd há mais tempo do que se lembra, embora não seja tão fã de Star Wars – Vida Longa e Próspera, sorry!

Geminiano, quarentão, carioca, cresceu assistindo desenhos animados, aprendeu a desenhar -sua primeira paixão- lendo os gibis do tio Maurício de Souza, demorou para aprender a dar um hadouken e na adolescência descobriu a sua segunda paixão – o RPG. A terceira paixão, os Ursos, veio logo depois.

Trabalhou na Akritó Editora como ilustrador na série de RPG Era do Caos, participou também como ilustrador e quadrinista do fanzine Quando os Dados Rolam (também da Akritó) e foi co-autor e designer do livro de RPG Esferas, além de escrever algumas matérias e produzir algumas ilustrações para a revista Dragão Brasil.

Orgulhoso de ser Nerd e Urso, criou em 2010 o site Bear Nerd  por sentir falta de um espaço que abrangesse esse dois universos tão diferentes, porém com tantas semelhanças.

Quadrinhos Publicados

Imaginários em Quadrinhos – Vol. 5 – Editora Draco

Clique na imagem para adquirir o seu!

História: Fury of Rage

Universos fantásticos imaginados por quadrinistas consagrados e novos talentos

Organizado por Raphael Fernandes, a coleção Imaginários em Quadrinhos, traz em cada volume 120 páginas de roteiros e desenhos incríveis para o público adulto que curte boas histórias.

Neste último volume da coleção Imaginários em Quadrinhos da Editora Draco, os quadrinistas Kapel Furman, Airton Marinho, Tiago Palma, Megaron Xavier, Kiko Garcia, Roberta Grassi, Dani Martins, Marco ByM, Daniel Wernëck e Osíris Junior reúnem-se para o derradeiro mergulho pelos domínios da mente, onde se escondem intrigantes aventuras gráficas de fantasia, ficção científica e terror.

Fury of Rage é uma versão queer dos clássicos jogos de Beat’em Ups (como Double Dragon, Final Fight e Streets of Rage – os famosos Briga de Rua), gênero de jogo que amo tanto. Aqui, Barry Togard se une a seus amigos Johnny Love e Jack Justice para resgatar seu noivo, Kyle, das terríveis garras de Karl Osbourne, o chefão da cidade.



Contos de Berds – IndieVisível Press

Originalmente produzida para participar do 24 Hours Comics Days (um desafio criado pelo cartunista Scott McCloud em que os participantes se propõem a criarem sozinhos uma história em quadrinhos de 24 páginas em 24 horas), essa hq está de volta em uma versão reformulada com uma edição de 36 páginas, lançada na POC CON 2018 pela IndieVisível Press.

Contos de Berds é uma aventura de RPG em formato de quadrinhos com temática LGBT com uma história sobre um reino de fantasia distante, governado por uma bondosa rainha onde um mago malvado e preconceituoso tenta destroná-la; cabendo a um grupo de heróis improváveis salvarem o reino.



Barrigas & Pelos – a Arte de Marco ByM – IndieVisível Press

Um projeto inédito no cenário nacional, Barrigas & Pelos é o primeiro artbook brasileiro dedicado aos ursos e seus admiradores. São artes produzidas por Marco ByM cheias de pelos, de delícias e de sensualidade, trazendo visões poderosas, cruas e até românticas para homens que até então não tinham um compilado de ilustrações pra chamar de seu. Além disso, possuí uma hq erótica inédita, ambientada em um cenário cyberpunk.

Barrigas & Pelos é voltado ao público adulto, proibido para menores de 18 anos e foi impresso no formato 18×24, com 68 páginas internas em papel couchê e foi lançado na POC CON 2019.



Bear Fantasy – IndieVisível Press

Coletânea impressa da webcomic Bear Fantasy, publicada no Instagram, que se passa no mesmo universo de Contos de Berds.

A ideia da tirinha começou com o meu incômodo de que todo personagem gordo visto nas maiorias das mídias ser um vilão ou alívio cômico. Então eu peguei as diversas ideias de quadrinhos que eu tinha guardado e escrevi no formato de tirinhas.

Outro ponto que diferencia Bear Fantasy de Contos de Berds é que essas tirinhas possuem uma carga maior de sensualidade.

Bear Fantasy é voltado ao público adulto, proibido para menores de 18 anos e foi impresso no formato 15×15, com 40 páginas foi lançado em dezembro de 2019.


Projetos em Desenvolvimento

Quadrinhos Queer – Skript Editora

Mais de 200 páginas e 50 autores em um obra que celebra a produção dos quadrinhos LGBTQ+.

Organizada por Ellie Irineu, Gabriela Borges e Guilherme Smee, QUADRINHOS QUEER é uma coletânea com artigos, entrevistas, contos e quadrinhos, escritos e desenhados por pessoas livres, sem amarras a gêneros socialmente predefinidos. Porém, este não será um material exclusivo para comunidade LGBTQ+. É uma publicação para todas e todos que amam a nona arte.

Páginas: +200

Previsão de lançamento: POC CON 2020

Presença em Eventos