Hoje o fanarte é uma homenagem à Era de Prata da DC Comics, que trouxe muitas coisas legais como as reformulações do Flash e do Lanterna Verde, mas também tinha as suas doses de… excentricidades.

Fuçando pela internet me deparei com um personagem inusitado, que foi chamado de um dos maiores inimigos do Super-Homem (palavras dele, não minhas): ZHA-VAM, o homem mais poderoso do mundo.

.

.

.

.

.

Quem?

zha-vam01

Calma que eu explico:

Zha-vam foi um ser criado pelos deuses gregos, que insatisfeitos por não serem mais cultuados, criam um campeão que possuiria todos os poderes de deuses, heróis e criaturas da mitologia grega. Daí vem o seu nome (Seus poderes básicos eram poder lançar raios como Zeus, era forte como Hércules, invulnerável como Aquiles, tinha os poderes flamejantes de Vulcano, habilidades de arquearia de Apolo e a velocidade de Mercúrio). Os outros poderes de divindades ele acessava apertando a letra das pedras do seu cinto. Por exemplo, se apertasse o G, ganhava os poderes da Górgona…

zha-vam03

A criação do menino… #todastoca

Zha-Vam

“Um dos mais difíceis? Sério, Super-homem?”

Então ele é mandado ao futuro para derrotar o Super-Homem e quem sabe voltarem a serem lembrados… ao chegar se torna o líder de um bando de criminosos, levando a um confronto direto com o homem de aço. De início o Azulão estava apanhando para ele, então usando um supercomputador, descobre que Zha-vam possuí uma fraqueza, o calcanhar de Aquiles. Mas eis que ao tentar acertá-lo em seu ponto fraco, Zha-vam usava uma MEIA DE KRIPTONITA.

zha-vam02

A cara de quem viu uma barata voadora do Super está impagável!

Super-homem então volta no tempo para a Grécia antiga, onde descobre a origem do vilão e com a ajuda de outros deuses ganha um cinto semelhante ao de Zha-vam e com a invulnerabilidade de Balder(!?!) e a ajuda de Atlas, ele retorna com o vilão ao Olimpo onde os deuses veem que pisaram na bola e o transforma em argila…

Tirando toda a parte nonsense da história, o plot do vilão era até interessante…. É lógico que ele era uma paródia do Capitão Marvel (atualmente chamado de Shazam).  Interessante que anos depois, antes da DC adquirir os direitos do Capitão Marvel, ela criou o Capitão Thunder…

E mais “recentemente”… existe uma personagem com uma proposta semelhante ao Zha-vam, chamada Alice Sombria, que é capaz de pegar emprestado os poderes de qualquer personagem místico do universo DC por algum tempo…

black_alice

Alice sombria quando pegou emprestado os poderes do Capitão Marvel Shazam

Bom, mas tudo isso foi só para justificar o rabiscopic de hoje, no qual desenhei o poderoso Zha-vam contra o Shazam…

duelo_by_marco_bym

%d blogueiros gostam disto: