Batgirl

Recentemente a DC Comics divulgou as capas variantes das edições de junho dos seus títulos, que serão dedicadas ao Coringa.

Então que uma em especial gerou polêmica na rede. Tratava-se da capa da edição 41 de Batgirl, desenhada pelo brasileiro Rafael Alburquerque em que a heroína aparecia indefesa e aterrorizada ao lado do vilão, numa referência direta à Piada Mortal, uma das -senão a melhor- história do Homem-Morcego (veja a capa aqui).

O que poderia ter sido uma bela homenagem acabou se transformando em um a polêmica entre os fãs da personagem, que se sentiram ofendidos pela capa que seria claramente “um lembrete da opressão contra as mulheres”. Resultado: a pedido do próprio desenhista a capa foi cancelada.

Então que resolvi fazer a minha versão da capa, pegando o espírito do título:

batgirl_revanche_bym

Sobre a capa que foi cancelada, eu achei a referência e a arte dela fantástica (cheguei a comentar no facebook que a achei deliciosamente aterrorizante), mas parando pra pensar,  compreendo perfeitamente a revolta. Como disse Claire Napier da Woman Write About Comicsr:  “Você tem 15 anos e vai à uma Comic Shop pela primeira vez porque viu a arte de Babs Tarr no Tumblr. Batgirl te encara e chora aterrorizada enquanto um homem a toca. Como você se sente?”